17 de abril de 2009

Ser Transparente...

29 de Janeiro de 2009.














Ser Transparente

Às vezes, fico me perguntando porque é tão difícil ser transparente.
Costumamos acreditar que ser transparente é simplesmente ser sincero, não enganar os outros. Mas, ser transparente é muito mais do que isso. É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que a gente sente...
Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair as máscaras, baixar as armas, é transpor os muros, os obstáculos, é por abaixo tantos preconceitos que foram sendo construídos durante nossas vidas, é cometer loucuras.
Ser transparente é permitir que toda a nossa doçura aflore, desabroche, transborde!
Mas infelizmente, quase sempre, a maioria decide não correr esse risco.
Preferem a dureza da razão à leveza reveladora de toda sua fragilidade.
Preferem o nó na garganta às lágrimas que brotam do mais profundo da alma..
Preferem se perder numa busca insana por respostas imediatas à simplesmente se entregar e a admitir que tem medo do desconhecido!
Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que se distancia cada vez mais de quem realmente é, preferem assim: manter uma imagem que dê a sensação de proteção...
E assim, vai se afogando mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos.
Não porque sejam pessoas mentirosas, mas apenas porque se perderam deles mesmos e já não sabem onde está a doçura, a ternura, o amor mais intenso, verdadeiro e não-contaminado.
Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro se faz perceber que já não sabem dar e nem pedir o que de mais precioso tem a compartilhar, compaixão, carinho, amor... se sentem sós, imensamente tristes e choram baixinho antes de dormir, num silêncio que lhes remete a uma saudade desesperada deles mesmos... daquilo que grita dentro deles mas que não se tem coragem de colocar para fora.
Porque, infelizmente, aprenderam que é melhor revidar, descontar,agredir, acusar, criticar e julgar do que simplesmente dizer: "você está me magoando... pode parar, por favor?".
Porque aprendem que dizer isso é ser fraco, é ser tolo, é ser menos do que o outro.
Quando, na verdade, se agissem com o coração, poderiam evitar tanta dor...
Para esses sugiro que deixem explodir toda a doçura!
Que consigam não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o seus medo, não desejar parecer tão invencível.
Que consigam não tentar controlar tanto, responder tanto, competir tanto, que consigam docemente viver, sentir, AMAR...
Seja transparente, olhe nos olhos sem medo de deixar cair a máscara, se exponha, apesar de todo o risco que isso possa significar.

Nenhum comentário: